Visitantes desde 1º junho 2013

Free counters!

IMPOSTÔMETRO

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Obama quer conhecer a Cidade de Deus, mas Policia Federal desaconselha

Obama conhecerá a experiência das UPPs no Rio em visita ao Brasil

Os primeiros passos para garantir a segurança do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, em sua visita ao Rio, agendada para o próximo dia 20, começaram com uma reunião nesta quinta-feira na Superintendente da Polícia Federal, na Praça Mauá. Durante uma hora, policiais e delegados do Setor de Segurança de Dignitários da Diretoria de Ordem Institucional (Delist) da PF discutiram toda a logística que deverá ser empregada, como a necessidade do apoio das Forças Armadas, da Secretaria de Segurança e de autoridades municipais do Rio.

No plano inicial traçado, está o bloqueio do espaço aéreo por onde a comitiva do chefe de Estado americano passará, além do apoio da Marinha na vigilância da costa carioca, com possível emprego de fragatas e barcos-patrulha.

Agentes do FBI também visitaram Providência

Os americanos disseram que Obama gostaria de visitar a comunidade da Cidade de Deus, em Jacarepaguá, que teve recentemente uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) instalada. - Estamos tentando mudar os planos dos americanos, aconselhando outra comunidade, como o Morro Dona Marta, em Botafogo, que também recebeu uma UPP - disse um policial federal.

Agentes do FBI também já estiveram no Morro da Providência, na Gamboa. Todas essas comunidades contam com UPPs. Segundo a Secretaria de Segurança do Rio, Obama quer conhecer bem o projeto, havendo até a possibilidade de uma parceria, com investimentos na UPP escolhida pelo presidente americano. Em Washington, o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, informou nesta quinta-feira que, em Brasília, Obama fará um pronunciamento dirigido ao setor privado, com ênfase econômica e comercial, focado na relação bilateral e em futuras oportunidades de negócios. A comitiva americana incluirá empresários que participarão de um fórum de grandes executivos e de reuniões agendadas pelo Conselho de Negócios Brasil-EUA. Para o encontro empresarial serão convidados dez representantes de cada país. Obama e a presidente Dilma Rousseff terão uma participação no encontro.

No Rio, dia 20, o discurso de Obama terá um tom mais político e social, direcionado à população. O local público ainda está indefinido, mas já foram sugeridos a sacada do Teatro Municipal, o Museu de Arte Moderna (MAM), Copacabana e o Maracanãzinho. Esta é a primeira visita do presidente dos Estados Unidos a países sul-americanos, desde que assumiu em 2009. O roteiro inclui ainda El Salvador e Chile, no período de 19 a 23 de março. O presidente americano virá acompanhado da primeira-dama, Michelle Obama.

Fonte: Globo OnLine

Nenhum comentário:

Pesquisa personalizada